Casa da Juventude e Desporto de Baião

Construída no séc. XIX, pelo General Francisco Lobo de Ávila, figura de renome da Revolução Liberal Portuguesa de 1820, mantém, ainda hoje, a feição arquitectónica militarizada, que certamente o seu proprietário lhe quis atribuir.

Conhecida também pela Casa de Chavães, pelo lugar da freguesia de S. João de Ovil onde se situa, esta casa foi adaptada para alojamento e prática desportiva de jovens e de adultos, que queiram usufruir deste espaço de lazer. Composta por um polidesportivo de ar livre e balneários de apoio, tem também uma parede de escalada para os mais radicais; um circuito de mini-golfe e um circuito de manutenção. Estão ainda disponíveis alguns dos espaços interiores da casa principal, como o salão, a sala de convívio, a sala de reuniões e o Núcleo Etnográfico do Museu Municipal, localizado na antiga adega. Naquela que foi a casa da Eira foi montado um bar de apoio.

Casa das Bengalas - Gestaçô

A Casa das Bengalas apresenta uma colecção particular de castões de guarda-chuva e de equipamento utilizado no fabrico artesanal de bengalas.

Nesta Casa poderá ficar a conhecer não só a fabulosa colecção de castões com incrustações com pedras ou metais preciosos, destacando-se o marfim, o ouro e a prata, mas também, as diferentes fases de fabrico das bengalas de Gestaçô, famosas pela técnica original de dobragem e pela sua decoração.

Poderá então perceber melhor como é dobrada a bengala, à volta de um banco de vergar, onde se dobram as pontas das tiras da madeira, amolecidas previamente, à volta de dois moldes de ferro fundido.

Para além dos modelos tradicionais, a criatividade dos artesãos permitiu introduzir peças singulares que fazem a delícia dos coleccionadores, como são exemplos, as bengalas de cabeça de animal, as miniaturas e os robertos.

Casa do Lavrador - Museu Rural e Etnográfico

A Casa do Lavrador é mais do que uma herança de tradições e memórias: ainda hoje se podem partilhar aqui vivências, sons e sabores com raiz na história colectiva local.

Quem puder desfrutar do privilégio de uma visita ao Douro, onde o Jacinto de Eça encontrou finalmente a razão de viver, irá descobrir, neste espaço, o maior requinte da gastronomia tradicional; a simplicidade e a autenticidade.

A experiência de "comer do que há" que até pode ser melhorado ao domingo ou dia de festa - com o ritual mágico e envolvente da surpresa, fugindo à rotina das ementas "à la carte", é um acto único de cultura, de encontro com os amigos e com o nosso património mais genuíno.

E não faltam as entradas de sardinha pequenina, pataniscas, salpicão ou presunto, nem as sobremesas de leite-creme, aletria, rabanadas, doce de cereja, geleia e marmelada, frutos secos e da época.

Quanto ao mais, venha surpreender-se com o arroz de vessadas, pratos de festa e romaria, cabidelas, cozidos, feijão com macarrão como nas vindimas, torresmos, e o emblemático arroz de forno com anho assado.

A sabedoria ancestral que levou o lavrador a sustentar-se daquilo que produzia desdobrou-se numa riqueza de múltiplas variantes culinárias, onde se cruzam receitas delicadas com pratos de substância, primores da horta com azeite dos nossos lagares, carnes e peixe com boroa de milho e a pinga que Jacinto de "A Cidade e as Serrras" dizia esperta e seivosa, entrando mais na alma do que qualquer poema ou livro santo.

Centro Interpretativo do Vinho e da Vinha - Mosteiro de Santo André de Ancede

Desde os inícios do século XII, altura em que o Mosteiro de Santo André de Ancede foi fundado, que a sua história se encontra intimamente relacionada com a produção e comercialização de vinho. Desde a época medieval que o vinho produzido no seu couto era canalizado para a cidade do Porto, integrando os circuitos comerciais do rio Douro.

Com os lucros das exportações do vinho, o Mosteiro foi-se ampliando e dignificando através da aquisição de obras de arte e das sucessivas reformulações arquitectónicas, a ponto de, no século XVIII, se ter construído o grandioso edifício dos celeiros e da adega, que juntamente com o lagar, formam hoje o espaço do Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho.

Aqui poderá visitar uma pequena exposição sobre o ciclo da vinha e do vinho, conhecer a história deste Mosteiro, conhecer a funcionalidade destes espaços e visitar a Quinta, onde se encontram 20 painéis, em mosaico natural, com os Mistérios da Vida de Cristo.

Actividades: Os Serviços Educativos do Museu Municipal promovem anualmente Visitas-Roteiro e Jogos de expressão corporal para crianças: jogo "Agarra o Pau" (tipo cabra-cega), corridas de cestos e de almudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário