Casa da Porta de Cochêca

Apartamento independente, recentemente recuperado aliando a sua rusticidade aos actuais padrões de conforto e habitabilidade. Manteve este nome por ter sido a habitação dos antigos caseiros que se encontravam "à porta" da casa principal. Possui uma ampla zona relvada com um jardim de plantas aromáticas e uma pequena horta. A sua vista domina todo o vale agrícola, com as suas bem cuidadas vinhas.

Casa das Feitorias

Casa do séc. XVIII que, com o solar, a capela e jardins, forma o assento da extensa propriedade vitícola da região Duriense, onde se produz e engarrafa o vinho da casta Avesso comercializado com a marca Casa da Cancela.

Encontra-se rodeada por deslumbrantes paisagens de encostas recobertas de vinhedos banhadas pelos rios Douro e Teixeira, com possibilidade de realização de percursos pedestres, pesca, fruição de praias fluviais, visitas ao património histórico e contacto com o artesanato e a gastronomia ancestral da região.

Casa da Lavandeira
Bonita e espaçosa casa solarenga, construída no século XVIII, tendo sido alvo de uma profunda remodelação em 1878. Não obstante, mantém uma feição arquitectónica indefinida. Foi propriedade de figuras que se distinguiram na vida política e social do concelho de Baião.

A casa dispõe de uma ampla piscina e de uma área envolvente, preparada com um picadeiro, para que possa desfrutar de passeios a cavalo, privilegiando o contacto com a natureza e com os vários animais da quinta, dos quais ainda destacamos, os cães, patos, faisões, cisnes e gansos.

A proximidade do rio Ovil e os vários caminhos que cruzam este lugar poderão servir como um óptimo pretexto para realizar pequenos percursos pedonais, usufruindo do sossego e da beleza da paisagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário